Conversion Hero

Utilizar o Google Webmaster Tools para melhorar seu SEO

Recentemente a Google lançou no seu Webmaster Tools o relatório de resultados de pesquisas (search queries), e embora esta nova informação possa parecer apenas mais informação ao dispor do blogueiro e webmaster, ela é na verdade uma grande oportunidade do ponto de vista do SEO. Conforme referiu o SEOmoz num dos seus artigos, este novo relatório de resultados de pesquisa é uma excelente forma de encontrar oportunidades de SEO de grande qualidade, as quais você poderá utilizar para começar a melhorar a sua otimização para motores de busca, em termos que oferecem bom volume de pesquisas e onde o seu blog necessita na verdade de pouca otimização.

Se nunca acedeu a esta nova funcionalidade do Webmaster Tools, considere fazer login na sua plataforma, e visitar o menu “Your site on the web” e posteriormente o sub-menu “Search Queries“. É precisamente nessa página que iremos tentar desenvolver a nossa estratégia de otimização para motores de busca, encontrando boas oportunidades para rankear melhor o seu site ou blog em determinadas pesquisas.

JUNTAR OS TERMOS DE PESQUISA

A primeira coisa a fazer para conseguirmos encontrar as oportunidades de SEO que procuramos, é juntar todos os termos de pesquisa que o relatório nos providencia. Para fazermos isso correctamente com o Google Webmaster Tools, vamos ao menu “Search Queries“, e filtramos no primeiro menu por “Web“, uma vez que apenas pretendemos pesquisas realizadas via internet, e no exemplo em questão, vamos seleccionar o país “Brasil“, uma vez que é o país alvo do tráfego da Escola Dinheiro.

Este tipo de filtragem é essencial por várias razões. Primeiro porque apenas desejamos os resultados de pesquisas para web, não nos interessa a filtragem por imagens, conteúdo móvel, etc. E também porque procuramos o foco de tráfego do blog em questão, e não todos os países. Se não realizarmos a filtragem por país, certamente irão aparecer resultados de pesquisas para países como a Hungria, Bangladesh e afins, os quais irão deturpar os resultados e de alguma forma complicar a nossa estratégia de otimização para buscadores.

Tendo a filtragem realizada, você deverá descer até ao fim da página de resultados de pesquisas, e clicar em “Download this table” para efectuar o download da tabela de resultados em formato Excel. É precisamente com esse ficheiro que iremos trabalhar de seguida na procura nos elementos que consideramos oportunidade de SEO.

IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES DE SEO

Com os dados carregados numa folha de Excel, é extremamente simples conseguir encontrar boas oportunidades para uma otimização SEO dos seus conteúdos. Quando você descarrega o ficheio, ele fica organizado com uma série de informação complexa…algo deste tipo:

Para reorganizar a informação de uma forma mais simples, faça o seguinte:

  • Procure por “<10” e substitua por “1
  • Procure por “-” e substitua por “0

Não se esqueça que só deverá correr essas substituições nas colunas B, C e D, uma vez que a coluna A são precisamente os resultados de pesquisas que você precisa para trabalhar, pelo que não deverá mexer em qualquer tipo de informação!

Agora, encontrar as oportunidades de otimização para o seu site ou blog irá depender da forma como você pretende cortar e filtrar a informação pretendida. De acordo com as análises que a SEOmoz realizou, seleccionar as posições médias que não sejam iguais a 1 e que tenham impressões superiores a 200, correspondia a um pacote global de cerca de 97 termos de pesquisa específicos, os quais poderiam ser analisados e melhorados do ponto de vista da otimização para buscadores. Dependendo do tempo que você tenha para melhorar o seu SEO, poderá escolher uma filtragem superior ou inferior, trabalhando com mais ou menos termos de pesquisa.

ANÁLISE ÀS OPORTUNIDADES DA ESCOLA DINHEIRO

O objectivo de filtrar a informação é encontrar termos de pesquisa específicos onde o seu blog não esteja devidamente rankeado mas que na realidade você provavelmente conseguirá melhorar a curto/longo prazo. Por vezes as oportunidades de SEO podem ser mais simples do que na realidade são, embora muito provavelmente você vá encontrar também termos de pesquisa onde você consegue vários milhares de impressões, algumas centenas de cliques, mas na realidade onde você está extremamente mal posicionado.

Este é um dos termos de pesquisa que na realidade são oportunidades de SEO, pois não é um termo com concorrência exagerada e onde existe potencial para melhorar o número de impressões e consequentemente de cliques. O Top3 de resultados para uma pesquisa deste nível normalmente abarca praticamente todo o tráfego da pesquisa. Dessa forma, é necessário melhorar o rankeamento para esse termo, melhorando a indexação do artigo que escrevemos sobre como conseguir seguidores no twitter, por exemplo.

  • Palavra-chave: felipe neto
  • Impressões: 3,600
  • Cliques: 210
  • Posição Média: 17

O caso de estudo que realizámos sobre o felipe neto levou-nos a percepcionar que este termo de pesquisa pode ser uma excelente entrada de tráfego no blog e que portanto é urgente melhorar o posicionamento dessa matéria e desse termo de pesquisa junto dos buscadores. Numa posição tão inferior como o 17º lugar, foi possível obter um CTR de 7% na equação de impressões versus cliques, o que deixa excelentes perspectivas para os primeiros lugares pela pesquisa desse termo específico.

  • Palavra-chave: adulfriend
  • Impressões: 14,800
  • Cliques: 36
  • Posição Média: 4.3

A nossa página dedicada ao programa de afiliação da Adult Friend Finder é também uma página que necessita urgentemente de melhorar o seu posicionamento e principalmente o seu CTR. Com mais de 14,800 impressões, esta página apenas conseguiu 36 cliques, o que significa que estamos a perder imenso tráfego e dinheiro pelo simples facto de não estarmos melhor posicionados e provavelmente de a meta descrição não estar aliciando os visitantes a clicarem na mesma.

UM AVISO

O pessoal do SEOmoz refere ainda a importância de utilizar esses dados com alguma relatividade, uma vez que os próprios não têm ainda a certeza de até que ponto esses dados estão realmente correctos. No entanto e embora esses dados possam não ser 100% fiáveis face à realidade de impressões, cliques e CTR das suas pesquisas orgânicas, eles podem servir como ponto de partida para uma otimização SEO dos seus conteúdos e termos de pesquisas, por exemplo.

Como costumamos dizer muitas vezes, o importante é começar e ter estratégias devidamente alinhadas para conseguir otimizar correctamente os seus conteúdos, portanto, concentre-se um pouco na otimização para buscadores do seu site e blog, e encontre oportunidades de SEO!

Até já!

Artigos
Relacionados

Comentários (43)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Paulo Castro

    Muito bom o artigo, tenho feito uma reotimização usando os dados do Analytics e deu resultados, farei testes agora usando o Webmaster Tolls.

    04/08/2010

    Responder
  • Carlos Araujo

    Ótimo artigo. Como mencionou, alguns dados dessa pesquisa não são confiáveis, porém é um boa métrica para iniciar um planejamento seo.

    04/08/2010

    Responder
  • Internetador

    Ótima dica, visto que eu e a maioria dos blogueiros não sabe ou nao usa o grande potencial do Webmaster tools no quesito SEO.

    05/08/2010

    Responder
  • dIOGO

    Eu gosto do google webmaster, pk descubro, que estou bem com uma palavra por acidente. tipo na quinta posição de uma keyword sem querer. Ai pode-se depois dar uma mudada no post para aquela palavra em questão.

    05/08/2010

    Responder
  • caio

    Paulo,
    Esses dados não sem 100% mesmo, eu venho observando esses dados a uns 2 meses e vejo que essa posição media varia muito. Quando vou procurar pelas key eu vejo que não estou na posição que o webmaster informa, sempre estou umas 5 ou 6 a baixo.
    + mesmo assim é uma ótima ferramenta, ajuda bastante.

    06/08/2010

    Responder
  • Pablo™

    Paulo, nessa seção do Google Webmaster Tools nós podemos ver quais sites linkam para o nosso, no entanto, ao digitarmos o comomando "link:nomedonossosite.com" no buscador do Google, afim de verificar quem nos linka, os resultados diferem bastante. Quais seriam as diferenças dessas duas análises? Teria algo a ver com o "nofollow"?

    07/08/2010

    Responder
  • alex lima

    Com o auxilio do webmaster tolls, so é punido pelo google quem realmente esta com intenção de praticar spam, a melhor ferramenta já desenvolvida com recursos cruciais para o sucesso de um site, parabens pelo artigo

    09/08/2010

    Responder
  • Rafael Seabra

    Paulo,

    Esse artigo foi muito útil para revisar o SEO dos meus artigos. Tinha artigos (os mais antigos) que eram visitados mesmo sem tags ou resumos.

    Aproveitei para otimizar vários artigos e espero excelente retorno no longo prazo.

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    09/08/2010

    Responder
  • Marcus, Criativo de Galochas

    Ótimas dicas e excelente artigo. Bora colocar em prática!
    =)
    Marcus

    12/08/2010

    Responder
  • Bruna

    É Realmente o SEO pelo Webmaster Tools Funciona Mesmo !!!

    24/10/2010

    Responder
  • eduardo

    Sem dúvida a central webmasters constitui-se como ferramenta das mais importantes para qualquer blogueiro, na administração das métricas e na demonstração de como o próprio Google enxerga vosso site.

    06/07/2011

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.