WiNNER

Vídeo-Aula/Podcast com Dicas para Blogs (SEO e Link Building)

Eis que chega a quarta edição do Escola Dinheiro Q&A de perguntas e respostas entre os leitores da Escola Dinheiro. Caso ainda não tenha assistido às primeiras três edições, considere fazê-lo: Dicas para Blogs (conteúdo e divulgação)Dicas para Blogs (Programas de Afiliados e Google Adsense) e também Dicas para Blogs (Facebook, Twitter e Mídias Sociais). Chegou então a altura de publicarmos o vídeo com as respostas a algumas das questões colocadas pelos nossos leitores nesta quarta edição. Conforme temos vindo a referir, é muito complicado seleccionarmos todas as questões dos leitores, sendo que nesta terceira edição, acabámos por seleccionar 11 questões dos comentários, por favor a darmos maior visibilidade a quem realiza questões, e por forma a debatermos o máximo de questões possível no vídeo. Nesta quarta edição, a temática prendeu-se SEO e Link Building voltado para blogs. As perguntas dos leitores incidiram sobre aspectos importantes relacionados com a otimização para motores de busca, estratégias de link building, dúvidas sobre questões de SEO, updates do Google Panda e Pinguin, e também formas de alavancar mais rapidamente os conteúdos dos blogs, tirando partido da otimização para SEO.

Ao longo deste vídeo centrámos as atenções nas estratégias de SEO e Link Building, direccionadas para blogs. A especificidade do vídeo incide precisamente nos blogs, sendo que não foram abordadas questões genéricas sobre otimização para buscadores. Abordámos diversas questões sobre Link Building, Social Bookmarking, formas de conseguir backlinks naturalmente, erros de SEO a evitar em blogs, entre muitas outras coisas. Os temas abordados ao longo do vídeo são os seguintes:

  • Compra de serviços de Link Building com páginas de alto PageRank;
  • Fatores sociais (social factors) como forma de alavancar conteúdos nos buscadores;
  • Como gerar backlinks para artigos e que peso isso pode ter ao nível do rankeamento;
  • Usar agregadores de conteúdo para gerar backlinks para os artigos;
  • Adulterar datas de conteúdo para manipular o SEO de determinados artigos;
  • Investir em serviços de social bookmarking para disseminar conteúdos;
  • Comentários em outros blogs como estratégia de Link Building;
  • Ferramentas de auxílio à otimização de blogs para motores de busca;
  • Guest-Post como forma de fazer Link Building;
  • O uso de textos âncora em Guest-Posts;
  • Cuidados a ter com os updates do Google Panda e Google Penguin;
  • Etc.


Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vNiqlZjx-IU
Canal Escola Dinheiro TV: http://www.youtube.com/escoladinheiro

O vídeo tem sensivelmente 38 minutos, uma vez que foram respondidas cerca de 11 perguntas dos leitores. No entanto, ao longo do vídeo/podcast, são respondidas diversas perguntas que a grande maioria dos blogueiros e webmasters tem como dúvidas comuns acerca da otimização SEO dos seus blogs, e mais concretamente da otimização dos seus conteúdos para conseguir melhores posicionamentos nos resultados de buscas. Falámos sobre formas de gerar backlinks de forma natural e orgânica, ferramentas para o ajudar na otimização e análise do seu blog aos olhos dos buscadores, formas de fazer link building que o podem penalizar, serviços de link building e social bookmarking pagos e gratuitos, o uso de textos âncora quando se linkam conteúdos por meio de Guest Posts, e muitos outros assuntos que são de extrema importância para qualquer blogueiro que pretenda potenciar ao máximo os conteúdos do seu blog.

Ebook Exercícios para blogueiros

A otimização para motores de busca é um processo complexo e que muitas vezes está dependente do bom senso e daquilo que são as boas práticas. O mesmo acontece com as estratégias de Link Building. Quando se pensa muito em SEO, por norma, cometem-se erros desnecessários, otimizando e re-otimizando, abusando dos textos âncora, procurando formas de adulterar o algoritmo do Google, etc. É preciso ter consciência que nenhum ato sai impune, e que somente aqueles que têm bom senso e trabalham o SEO dos seus blogs pensando no usuário e na usabilidade é que terão a oportunidade de escalar as primeiras posições dos buscadores. No entanto, o SEO não é uma arte tão difícil como parece, e para o ajudar na tarefa recomendamos-lhe ler as seguintes postagens:

Todas as estratégias de otimização para motores de busca e link building pressupõem um planejamento e organização, com objetivos bem definidos e delineados. Subir nos resultados orgânicos de buscas, é por norma um processo demorado, que envolve muito trabalho, mas principalmente, a produção de conteúdo de qualidade, que crie engajamento com o usuário. A juntar a tudo isso, é preciso trabalhar de acordo com as boas práticas, faladas recorrentemente nos fórums de ajuda do Google, e em muitos sites e blogs da especialidade. Ao longo do vídeo falamos precisamente de todas essas estratégias e dicas para alavancar mais rapidamente os seus conteúdos, e evitar penalizações por updates do Panda ou Pinguin, ou simplesmente porque o seu blog está otimizado, mas o conteúdo não tem qualidade suficiente.

GOSTOU DO VÍDEO? AJUDE A COMPARTILHAR!

Esta foi a quarta edição do Escola Dinheiro Q&A com perguntas e respostas aos leitores da Escola Dinheiro. Queremos saber a sua opinião, saber se curtiu o vídeo e as informações compartilhadas na vídeo-aula, e se está disposto a ajudar-nos na divulgação desse trabalho, para que continuemos fazendo novas edições, semana após semana. Deixe o seu comentário!

PREFERE OUVIR O PODCAST?

Para tornar o acesso à informação ainda mais simplificado, disponibilizamos aqui no final do artigo, o Podcast que você poderá baixar, clicando com o botão direito do mouse e fazendo “Guardar Link Como…” ou “Guardar Como…” para baixar o MP3 do Podcast e ouvir onde você bem desejar.

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (24) Interações no Twitter (39)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Klaylton Fernando

    É fato, um bom conteúdo por si só já é Link Building por natureza.

    04/06/2012

    Responder
  • Luis Marques

    Viva Paulo,

    Mais uma vez obrigado por ter respondido a minha pergunta ;)

    Tal como o Klaylton o conteudo é Rei :D

    Cumprimentos Luis Marques

    04/06/2012

    Responder
  • Anderson Macieira

    Já chegou-se ao ponto onde técnicas SEO se resumem basicamente em "bom senso". Digo isso pois se pararmos para analisar, encontramos praticamente todas as respostas pertinentes ao que é certo ou errado do ponto de vista SEO apenas refletindo com bom senso sobre como agir em determinado artigo ou blog . Os algorítimos das SERPs estão num nível extremamente avançado porém tudo o que eles fazem é simular o que é o "bom senso" do ponto de vista humano e nós, por outro lado, praticamente vinhamos fazendo o contrário, tentando desvendar o que é o "bom senso" do ponto de vista dos algorítimos.

    Parabéns Paulo pelas sessões Q&A, todas de excelente qualidade.. Aguardamos as próximas!
    Abraços

    04/06/2012

    Responder
  • Iago Melanias

    Olá Paulo, quero agradecê-lo fortemente por ter respondido a minha pergunta. Na verdade, já tinha visto esse vídeo desde ontem, quando você enviou o vídeo para o canal do Youtube. Parei de usar aquele "técnica" desde que enviei a pergunta. Realmente fiquei com receio de usá-la. Muito obrigado por esclarecer detalhadamente.

    Um outro blogueiro que conheço (O Bruno Simomura), usa essa técnica e tem mais de 600 artigos publicados dessa forma, hoje, ele mantém um tráfego de mais de 80% vindo do Google. Não sei como ele conseguiu um número tal alto, mas creio que para um número de 600 artigos, esse é um número baixo, não é? Obrigado mesmo pela resposta, sem dúvida é muito melhor publicar artigos frequentemente. Você recomendaria então publicar artigos de alta qualidade (artigos comuns), uma semana atrás, por exemplo, já que escrever dois artigos diários não é muito bom para o leitor? Até mais! :D

    04/06/2012

    Responder
  • Lazaro Silva

    Olá Paulo, parabéns por mais esta edição do Escola Dinheiro Q&A!

    Ajudou bastante no entendimento de SEO e Link Building!

    Um abraço e sucesso!

    04/06/2012

    Responder
  • Fabio Vasconcelos

    Olá Paulo,

    Contratei uma resenha sua, mas acho que coloque para o dia errado, você poderia me diser para quando ela foi agendada?

    obrigado!

    04/06/2012

    Responder
  • geraldo

    Muito bom e técnico seu post. Parabnés.

    05/06/2012

    Responder
  • Ivan Bottion

    Paulo, parabéns pela video-aula, como sempre respondeu as dúvidas com objetividade. Com todas essas atualizações do google, panda, pinguim, fica cada dia mais claro que fazer um bom SEO é sinônimo fazer um bom CONTEÚDO.

    05/06/2012

    Responder
  • Empregodinheiro

    Excelentes dicas e conselhos, melhor ainda com som e imagem. Muito revelador da sua experiência.

    05/06/2012

    Responder
  • Jorge Ricardo

    Pois é, tem muita informação aqui que eu realmente não sabia e parabenizo o Paulo pelo post e vídeo! Com certeza muitos blogueiros iniciantes, como eu, precisam dessas dicas para melhorarem seus conteúdos e seus resultados nas buscas do Google.

    08/06/2012

    Responder
  • Ricardo Rojas Sierban

    Como não podia deixar de ser a matéria está excelente e muito elucidativa.

    Finalmente um blog que ensina tudo o que é preciso para o desenvolvimento de um excelente conteúdo.

    11/06/2012

    Responder
  • Luiz Claudio

    Muito bom o conteúdo Se me autorizar vou indicar seu site nos links relacionados , é digno de uma parceria forte

    12/06/2012

    Responder
    • Luiz Claudio, eu recebi a sua mensagem em meu e-mail, gostaria de fazer uma parceria com o meu Blog?Uma troca de artigos e links?

      13/06/2012 Ricardo

      Responder
  • Fabio Brum

    Valeu Paulo, excelentes dicas! Obrigado por responder minha dúvida também! Valeu.

    13/06/2012

    Responder
  • Rainer Ferreira

    muito bom Paulo, ótimas dicas!

    17/06/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *